Em 2008/2009 comecei a utilizar o termo “criação em dança”. O que significa o “em” dança?
Há algumas formas de sintetizar a relação entre criação e dança através da palavra escrita. Uma síntese é um resumo, uma concentração dos aspectos principais de uma ideia. Esta síntese pode ser também um conceito.
Pode-se sintetizar esse relação através de várias formas: “criação de dança”, “criação na dança”, “criação com dança”, “criação e dança”. Analisemos estas quatro expressões.
“Criação de dança” diz que a dança está criando, ou seja, a criação é de autoria da dança. Ou então, que a criação ocorre no âmbito da dança.
“Criação na dança” diz que a criação ocorre “na” dança, ou seja, em meio ou dentro da dança. Ou mesmo que ocorre no âmbito da dança.
“Criação com dança” diz que a criação ocorre entre algo e a dança. O elemento relacional pode ser a bailarina, o espaço, a música, e assim por diante.
“Criação e dança” aponta que há dois campos de trabalho: a criação e a dança.
O “em dança” do “criação em dança” é um conceito que elaborei em 2008 e que significa que a criação ocorre com o corpo atravessando a dança, ou seja, o corpo entra e sai da ferramenta, técnica, contexto e prática que é a dança. A dança é meio, ou seja, canal para que a criação corporal ocorra. Neste processo, o corpo é, ou se torna, dança. Há um aspecto relacional neste conceito e que se difere das quatro ideias acima. A criação não ocorre apenas no âmbito da dança, em meio à dança, com a dança ou apartada da dança. A criação corporal ocorre “a partir” da dança, ou seja, a dança é meio, propulsor e relação. De certa forma o “em” dança é uma síntese das quatro ideias e que vai além delas: “de” dança, “na” dança, “com” dança e “e” dança. Pois, sendo a dança um meio através do qual ocorre a criação corporal e também um elemento relacional e propulsor, a criação ocorre também “da dança”, “na dança”, “com a dança” e “lado a lado” ou “frente à frente” com a dança. A criação “em” dança expressa que a criação está imbuída de dança, se origina na dança e daí se desenvolve. A criação ocorre dentro ou em meio ao contexto de prática da dança a partir de uma perspectiva relacional onde os dois elementos “criação” e “dança” propõe um ao outro.
“Em dança” é mais do que uma expressão cotidiana para significar uma prática, é um conceito.
Daniela Alvares Beskow
13 de janeiro de 2020