Políticas públicas, artes e trabalho

Textos, falas e materiais de autoria de Daniela Alvares Beskow sobre o trabalho em artes cênicas, políticas públicas para as artes e ocupação dos espaços públicos.

2022

Fala Quem deveria pagar o trabalho artístico? Qual a importância das artes para a sociedade? Assista também no Instagram

2021

Fala Condições do trabalho artístico no Brasil: reflexão para o primeiro de maio, dia do trabalho. Assista também no Instagram

Fala Remuneração do trabalho artístico em equipe. Assista também no Instagram

Guia Guia Palavra e Meia

Lista Festivais e mostras aprovadas pela Lei Aldir Blanc.

Proposta Política de reserva de vagas de acordo com o critério de proporcionalidade

Texto curto Breve análise da estrutura da Lei Aldir Blanc

2020

Fala Artes cênicas e trabalho: pelo fim da precarização Assista também no Instagram

Fala Reflexões sobre a Lei Aldir Blanc Assista também no Instagram

Proposta Proposta de retificação ao edital “Ações em Rede” da cidade de Campinas, no que tange ao sistema de cotas

Proposta Reserva de vagas no edital “Ações em Rede” da cidade de Campinas e reflexões sobre cotas

Video dança e fala “Ao público”. Reflexão sobre os teatros de arena ao ar livre da cidade de Campinas (apenas a fala, clique aqui)

Coluna Cotas para tudo, cotas para a maioria e revezamento de funções

2019

Livreto Artes cênicas no Brasil: proposta para eliminar a precarização

2017

Trecho da dissertação de mestrado “O discurso das mulheres na cena paulistana de 2015-2016: uma proposta feminista de análise de espetáculos”

Reflexões sobre o trabalho das mulheres nas artes cênicas. Item 1.4 “O trabalho das mulheres nas artes cênicas”. Páginas 44 à 48.

Reflexões: peças dirigidas por homens tem aproximadamente 3 vezes mais divulgação em guias culturais da cidade de São Paulo nos anos de 2015 e 2016; homens tem predominância na direção de organizações na cidade e recebem mais prêmios na área teatral do que mulheres. Itens “Análise dos resultados” e “Mulheres na direção

Propostas para o fortalecimento da divulgação de obras cênicas produzidas por mulheres; e para o fomento de mulheres diretoras e em cargos de tomada de decisão nas artes, em espaços educacionais. Item “Desafios”

Artigo A Configuração do Trabalho em Artes Cênicas: a Precarização.

Artigo Artistas precisam de estrutura para trabalhar e não apenas de editais temporários.

Experiência de Daniela Alvares Beskow enquanto articuladora de ações coletivas, difusora de ideias e ações sobre artes, espaços públicos e políticas públicas, entre 2001 e 2020.

1- Participação como palestrante em debates

2- Participação em gestões compartihadas de espaços públicos

3- Desenvolvimento de obras artísticas em espaços públicos na cidade de Campinas-SP

4- Arte-educadora em espaços públicos

5- Eventos artísticos organizados em espaços públicos, co-coordenados por Daniela Alvares Beskow em Campinas-SP

6- Articuladora de ações coletivas nas artes cênicas

Em detalhe abaixo:

1- Participação como palestrante nos seguintes debates

“Terceiro Encontro Caju Cultura” sobre mulheres trabalhadoras da cultura (29 de abril de 2019)

“A mulher na música instrumental” na programação da IV Mostra Jazz Campinas (26 de junho de 2019)

“Mulheres e as artes cênicas”, debate online realizado pela Rede Lilith (15 de agosto de 2020)

2- Gestão compartihada de espaços públicos

Centro Cultural Casarão. Campinas – SP. 2007 até 2008 e 2011 até 2012

3- Desenvolvimento de obras artísticas em espaços públicos na cidade de Campinas-SP, São Paulo -SP e Rio de Janeiro-RJ

Pesquisa em local-específico e gravação de curtos filmes de dança (2010-2020):

Estação Cultura (2020); Teatro de arena do Centro de Convivência, Concha Acústica do Taquaral e Teatro de Arena da Praça da Paz/Universidade Estadual de Campinas (2019); Centro de Inclusão Social Guanabara/UNICAMP (2019); Teatro de Arena do Ciclo Básico/Universidade Estadual de Campinas (2011 e 2017);

Performance “Entre-linhas” na Virada Cultural Paulista (2013)

Residência artística Estados de Passagem. Ruas e espaços públicos do bairro Santa Teresa (2013)

Experimentos cênicos com o Grupo de Risco. Ruas e espaços coletivos de São Paulo (2012- 2013)

Experimentos cênicos com Cia Ínterin e parcerias. Ruas e espaços públicos de São Paulo (2012)

Performance no Festival do Instituto de Artes (FEIA). Praça da Paz/Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2003).

4- Arte-educadora em espaços públicos

Arte-educação com crianças em situação de rua na cidade de Campinas. Organização Não Governamental Mano a Mano. Anos de 2001 e 2002.

5- Eventos artísticos organizados em espaços públicos, co-coordenados por Daniela Alvares Beskow em Campinas-SP

Intensidade Audiovisual: mostra de fotografia, artes plásticas, música e dança. Edições 1,2 e 3. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Anos de 2003 e 2004.

Mudarena. Rádio e Arte. Edições 1, 2 e 3: evento ao ar livre, música, dança e vídeo. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Anos de 2005 e 2006.

Tarde Cultural Casarão e Elesbão: apresentações artísticas. Ano de 2007.

Primeira Mostra de Dança e Artes do Casarão do Barão: apresentações artísticas. Centro Cultural Casarão. Ano de 2008.

Mostra Luta! Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas). Edições de 2008, 2009 e 2010.

Casaré. Cabaré do Casarão. Centro Cultural Casarão. Edições entre 2011 e 2012.

Segunda Mostra de Dança e Artes do Centro Cultural Casarão. Centro Cultural Casarão. Ano de 2012.

Atividade do Festival Camdança Mirante organizada pelo Coletivo Camdança. Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS-Campinas). Ano de 2015.

Solos de Dança. Centro Cultural Casarão. Ano de 2015.

Mostra de Dança Camdança no Festival Fevereiro na Dança. Centro de Inclusão Social Guanabara (CIS-Guanabara/UNICAMP). Ano de 2019.

6- Articuladora de ações coletivas nas artes cênicas

  • Integrante do Coletivo Casarão (2007-2008 e 2011-2016) com organização de diversos eventos e ações
  • Integrante do Coletivo de Comunicadores Populares, com organização da Mostra Luta! (2009-2011).
  • Participação ma Câmara Temática de Artes da Cena de Campinas (2019 até início de 2020).
  • E outros projetos coletivos.