Livretos

Ensaios de Daniela Alvares Beskow sobre ciência política, artes e feminismo.

Acesso gratuito e se quiser, pague o valor de escolha por cada livreto.

Passo a passo:
1- Acesse palavraemeia.com/livretos
2- Escolha o(s) llivreto(s)
3- Faça o download
4- Realize a transferência bancária no valor de sua escolha. Em breve teremos um link para o PagSeguro. Por enquanto, 💡 solicitar os dados bancários por msg no Facebook: Daniela Alvares Beskow
5- Envie o comprovante por email

📍 Daniela Alvares Beskow, 37. Bacharel em Ciências Políticas (UNICAMP/2006) e mestre em Artes Cênicas (UNESP/2017). Escritora e artista. Escreve a partir de práticas e ideias feministas, anarquistas e materialistas

LIVRETOS DISPONÍVEIS:

7- O tal do ressentimento ou quem tem medo do feminismo?

Ensaio escrito em 2008 e revisado em 2020. A autora discorre sobre as formas pejorativas através das quais os homens têm se referido às mulheres durante a História. Analisa o Gênesis da Bíblia Judaico Cristã e as figuras de Eva e Adão, o masculino genérico na língua portuguesa, os homens como significadores do conceito mulher e também realiza uma breve análise sobre o filme “Cidade das mulheres”, de Federico Felini.

Ano: 2020

Páginas: 35

6- Artes cênicas no Brasil: proposta para eliminar a precarização

Composto de 3 ensaios, este livreto apresenta reflexões sobre o ofício das artes cênicas no Brasil a partir de uma perspectiva trabalhista. No primeiro ensaio, escrito em 2019, a autora realiza uma proposta de estruturação trabalhista estatal no setor. Os ensaios 2 e 3 foram escritos em 2017 e publicados no site Las Abuelitas, site voltado ao tema das artes. Nestes textos, a autora discorre sobre a precarização trabalhista na área das artes cênicas no Brasil.

Ano: 2019

Páginas: 14

5- Perspectiva feminista, movimento feminista e movimento de mulheres no Brasil

Seis ensaios compõe este livreto, alguns, resultantes de trechos da dissertação de mestrado “O discurso das mulheres na cena paulistana de 2015-2016: uma proposta feminista de análise de espetáculos”, em pesquisa realizada entre 2015 e 2017. No ensaio 1, autora reflete sobre o significado de “perspectiva feminista”. No ensaio 2, trás momentos marcantes na história das lutas das mulheres no Brasil. No ensaio 3 propõe conceitos importantes para o debate feminista: a tríade (pensada enquanto “pessoa do sexo feminino, mulher e pessoa feminina”, gerando “femeidade, mulheridade e feminilidade”), diferença e semelhança (a partir da ideia de “classe das mulheres”), reconhecendo as estruturas (a estrutura patriarcal seria a geradora das demais estruturas de dominação?), ação ou reprodução, especificidade e perspectiva, protagonismo e ação, a não-decisão como a primeira violência que origina outras violências. No ensaio 4, a autora reflete sobre o conceito e as práticas da feminilidade. No ensaio 5 e 6, respectivamente, aborda os conceitos de patriarcado e violência a partir de referência a outras autoras e autores.

Ano: 2019

Páginas: 40

4- Dramaturgia cênica feminista e análise situada de espetáculos

Este livreto é resultado de trechos da dissertação de mestrado “O discurso das mulheres na cena paulistana de 2015-2016: uma proposta feminista de análise de espetáculos”. O livreto expõe dois conceitos lançados pela autora em sua pesquisa acadêmica, realizada entre 2015 e 2017: dramaturgia cênica feminista e análise situada de espetáculos.

Ano: 2018

Páginas: 18

3- Reflexões sobre liberdade, construção coletiva e comunicação

Este livreto é composto de dois ensaios. No primeiro ensaio, escrito em 2017, a autora reflete sobre o conceito de liberdade. No segundo, escrito em 2011, aborda elementos necessários para a construção de diálogo: unidade na diversidade, horizontalidade, espontaneidade, indivíduo e coletivo, maleabilidade, tempo, prática, do micro para o macro. Uma das referências para o debate são os processos gestores das rádios livres.

Ano: 2017

Páginas: 15

2- Reflexões sobre o diálogo a partir de idéias anarquistas e feministas

Neste livreto, composto de um ensaio, a autora propõe alguns elementos para aprofundar a reflexão sobre o conceito e a prática da política: tomada de decisão, diálogo, disposição, terceiro elemento, autoridade, complementariedade, construção de consenso, discordâncias concomitantes ou sequenciadas.

Ano: 2017

Páginas: 14

1- Características da dominação no patriarcado

Neste livreto, a autora pensa o conceito de patriarcado a partir da reflexão sobre o espaço físico e o espaço sonoro, observando a diferença de ocupação desses espaços por homens e por mulheres.

Ano: 2017

Páginas: 15


Caderno de Textos Palavra e Meia é uma publicação da Editora/site Palavra e Meia. Destina-se a difundir textos de caráter analítico e ensaístico de tamanho curto e médio da autora Daniela Alvares Beskow. O objetivo é circular conteúdo de pesquisas em andamento, reflexões sobre
momentos históricos atuais e passados e questões para debate. Alguns desses textos serão futuramente desenvolvidos em livros ou capítulos de livros.

www.palavraemeia.com

www.danielaalvaresbeskow.com

www.vimeo.com/danielaalvaresbeskow